24 novembro, 2009

AUMENTO DE IMPOSTOS SIM OU NÃO

O aumento de impostos não é a solução necessária. O que é necessário é uma galvanização da população para combater a crise e recuperar a economia dando confiança aos investidores nacionais e essencialmente estrangeiros para diminuir o nosso défice externo. Temos de reduzir impostos, criar facilidades significativas a empresas externas para investirem em Portugal.

Para isso necessitamos de vozes públicas que nos levem a ter confiança na recuperação da economia. Aqui temos um problema. As recentes crises na justiça e os sinais de corrupção que vieram a público só dão sinais de desconfiança nas instituições, e nos órgãos de soberania.

Ora têm de ser os políticos a dar o exemplo e ser implacáveis com a corrupção. A justiça tem de ser célere e completamente independente do poder político, os políticos têm de criar medidas que reduzam a despesa pública (não me refiro a investimento público), e legislem de forma a criar confiança no investimento privado nacional e estrangeiro. Existem vários exemplos na Europa de acções análogas e com sucesso.

Infelizmente em Portugal continuamos a espera do D. Sebastião que nos virá salvar de todos os males, e ao mesmo tempo somos uns Velhos do Restelo a dizer mal e a boicotar todas as iniciativas arrojadas que eventualmente algum português tenha. Resquícios do Salazarismo que cá andou como D. Sebastião.

Sem comentários: