| 2009-12-14 21:35:3
14 dezembro, 2009
Como fazer política sem se preocupar com a população
27 novembro, 2009
Criminalização do enriquecimento ilícito
De que é que estamos a falar ?
Se o enriquecimento é ilícito, significa que, na opinião generalizada da população, é ilegal. Se é ilegal ou é porque não o foi declarado ao fisco e foi obtido legalmente, ou foi obtido de forma criminosa seja por lavagem de dinheiro, seja por corrupção seja da droga etc.
É necessário vontade para actuar.
24 novembro, 2009
AUMENTO DE IMPOSTOS SIM OU NÃO
O aumento de impostos não é a solução necessária. O que é necessário é uma galvanização da população para combater a crise e recuperar a economia dando confiança aos investidores nacionais e essencialmente estrangeiros para diminuir o nosso défice externo. Temos de reduzir impostos, criar facilidades significativas a empresas externas para investirem em Portugal.
Para isso necessitamos de vozes públicas que nos levem a ter confiança na recuperação da economia. Aqui temos um problema. As recentes crises na justiça e os sinais de corrupção que vieram a público só dão sinais de desconfiança nas instituições, e nos órgãos de soberania.
Ora têm de ser os políticos a dar o exemplo e ser implacáveis com a corrupção. A justiça tem de ser célere e completamente independente do poder político, os políticos têm de criar medidas que reduzam a despesa pública (não me refiro a investimento público), e legislem de forma a criar confiança no investimento privado nacional e estrangeiro. Existem vários exemplos na Europa de acções análogas e com sucesso.
Infelizmente em Portugal continuamos a espera do D. Sebastião que nos virá salvar de todos os males, e ao mesmo tempo somos uns Velhos do Restelo a dizer mal e a boicotar todas as iniciativas arrojadas que eventualmente algum português tenha. Resquícios do Salazarismo que cá andou como D. Sebastião.
16 junho, 2009
MINHA PARTICIPAÇÃO NO FORUM TSF A 16 DE Junho 2009 SOBRE A CONTRATAÇÃO DE CRISTIANO RONALDO
O negócio envolvendo o Cristiano Ronaldo só pode ser visto como uma operação financeira entre duas empresas numa economia de mercado como é a nossa.
O Cristiano Ronaldo, nesta perspectiva é uma empresa e um activo da empresa Manchester United. Empresa essa que gera milhões de Euros para qualquer empresa de futebol que seja sua proprietária com a criação e manutenção de milhares de postos de trabalho seja no mercado da publicidade seja no desporto seja indirectamente noutros mercados.
O Real Madrid avaliou essa empresa e propôs a sua compra por um valor que espera recuperar num prazo aceitável para esse Club.
Tanto quanto se sabe trata-se de uma operação financeira legal como qualquer outra na nossa economia.
Neste contexto considero que as afirmações do Sr Presidente da República, por quem tenho sinceramente a máxima consideração e respeito, foram infelizes.
Não acredito que este negócio “mate” o mercado. Pois o próprio mercado se encarregará de fazer os seus ajustes